Egressos
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (PPGAF) da UFC acompanha os seus egressos e os incentiva a realizar atividades em parceria constante com o PPGAF/UFC, prova disso é que muitos alunos mantêm vínculo com os grupos de pesquisa e continuam participando de bancas de defesas de dissertações e teses.
O acompanhamento aos egressos pelo PPGAF ocorre de duas formas. A primeira delas através do Portal de egressos da UFC (https://egressos.ufc.br/nossos-egressos/), lançado em 2019. O Portal de egressos é um programa institucional da UFC e tem como objetivo preservar o relacionamento entre a instituição e seus egressos. Podem participar do Portal de egressos todos aqueles que concluíram algum curso na UFC, seja em nível de graduação ou pós-graduação. No Portal de egressos é possível reencontrar colegas, divulgar o trabalho do egresso, além de compartilhar outras experiências através do Portal.
Com base nos dados do Portal de egressos, para o mestrado, no período de 1975 – 2018, dos 399 mestres titulados 54,9% são do sexo masculino e 45,1% do sexo feminino. Os mestres obtiveram a titulação aos 31,1 anos, com duração do curso de 2,6 meses. Para o doutorado, no período de 1998 – 2018, dos 117 titulados 55,6% são do sexo masculino e 44,4% são do sexo feminino. Os doutores obtiveram a titulação aos 37,0 anos, com duração do curso de 3,9 meses.
Figura 1. Indicadores retirados do Portal de egressos da UFC referentes ao curso de mestrado do PPGAF da UFC, desde 1975 (primeira turma) até 2018. Cliquei na imagem para ampliar.
Figura 2. Indicadores retirados do Portal de egressos da UFC referentes ao curso de doutorado do PPGAF da UFC, desde 1998 (primeira turma) até 2018.
A segunda forma de acompanhamento dos egressos do PPGAF é conduzida diretamente pelo Programa e é realizado mediante a atualização de seus dados cadastrais junto à Secretaria do curso e manutenção de um banco de dados para geração de informações relativas ao perfil egresso.
Os egressos podem participar da pesquisa preenchendo o questionário disponível em: AQUI
Atualmente o PPGAF está desenvolvendo projeto e plataforma virtual para acompanhamento de egressos. Para tanto, há uma atualização dos dados cadastrais dos egressos junto à Secretaria do Programa e cadastramento em banco de dados para geração de informações relativas ao perfil egresso.
Desde a criação do PPGAF em (1973 para o curso de mestrado e 1994 para o curso de doutorado), até dezembro de 2020, foram produzidos 668 trabalhos de conclusão, sendo 519 dissertações e 149 teses. Estes dados ajudam a dimensionar e ilustrar a relevância do PPGAF para a construção do conhecimento científico e tecnológico do País. Dessa forma, o PPGAF tem se firmado no estamento universitário do Brasil e, em especial, da região Nordeste pela qualidade na formação de recursos humanos que disponibiliza para a sociedade, expresso pelo excelente desempenho de suas funções profissionais, tanto no campo da pesquisa quanto no campo do ensino.
Para elaboração de um banco de dados com vista a acompanhar a trajetória dos egressos foi instituído, em 2019, uma ampla pesquisa com todos os egressos. Além dessa busca por informações atualizadas dos egressos, o PPGAF busca constantemente valorizar e reconhecer os profissionais formados em nosso curso por meio da sua participação em seminários, debates, encontros, e outros eventos vivenciais que proporcionem espaços de reflexão crítica perante a comunidade acadêmica.
Os dados de levantamento revelam que muitos dos egressos do curso de doutorado PPGAF seguiram na carreira acadêmica (docência) e alguns já se encontram trabalhando como pesquisadores em instituições públicas ou privadas de pesquisa e/ou extensão.
Os dados acima informados demonstram, portanto, que o Programa tem inserido os seus egressos especialmente dois ambientes: o acadêmico, impulsionando tanto o aprofundamento de seus estudos a nível de doutorado quanto a prática docente em Instituições de Ensino Superior; e o profissional, auxiliando no enriquecimento curricular para fins de melhor colocação no mercado de trabalho.
No mapa a seguir, é possível visualizar os locais onde atualmente nossos egressos do curso de doutorado estão desenvolvendo suas atividades profissionais.
Nesse ponto, cumpre salientar a variabilidade na distribuição geográfica dos egressos após sua formação em nível de doutorado. Estes atualmente se distribuem em 19 estados brasileiros, demonstrando a contribuição acadêmica do Programa em âmbito tanto regional quanto nacional.
Por fim, o PPGAF é internacionalizado através dos egressos residentes nas cidades de Negev em Israel e Lieja na Bélgica. Tal distribuição geográfica demonstra a importância do Programa em âmbito local, regional, nacional e internacional, através da inserção dos egressos em diversos locais do globo.